Santa Catarina é o estado com a maior participação de empregos na indústria, em comparação com outros estados. A indústria catarinense é responsável por 33,5% do total de 893.149 postos de trabalho, conforme dados do Ministério do Trabalho e do Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Entre os setores que mais empregam estão o têxtil, de confecções, couro e calçados, de alimentos e bebidas, de construção e de madeira e móveis. Conforme o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a diversificação e a distribuição equilibrada em todo o território do Estado ajuda e fortalecer o setor.
Os dados do Ministério apontam ainda que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país, de 3,2%. A informalidade também é a menor do Brasil, alcançando 27,6%.
Mulheres são 33,3% das trabalhadoras da indústria
A participação das mulheres na indústria catarinense também é destaque, conforme a Federação. Elas são 297.003 trabalhadoras no setor, o que representa 33,3% dos empregos industriais no Estado, e também é a maior participação entre todas as unidades da federação.
Discussão sobre o post