Em missão oficial aos Estados Unidos, na última semana, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, articulou, em Washington, a evolução do Programa Estrada Boa para outras frentes de infraestrutura no Estado. Junto da comitiva de secretários de estado e entidades empresariais, o governador articulou a aceleração de financiamentos para novos projetos estratégicos que entraram no radar do governo de Santa Catarina, como a Via Mar e a mobilidade na Grande Florianópolis.
Jorginho saiu da sede do Banco Mundial com uma posição favorável para os novos projetos e a expectativa de curto prazo para a assinatura do contrato de financiamento de US$ 300 milhões, operação que está na fase final de aprovação do Senado brasileiro. A liberação do recurso marca a nova etapa do maior programa rodoviário da história catarinense, com investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões.
“Os avanços do programa Estrada Boa melhoram a vida de quem pega a estrada e, principalmente, garantem resultados melhores para todos os negócios que dependem das nossas rodovias. Estamos lutando pelo que é bom para os catarinenses e para o desempenho da economia de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
Obras de mobilidade em Florianópolis, estudos em Joinville e Blumenau
Durante a reunião, o governo de Santa Catarina apresentou o compromisso de transformar o modelo de gestão das rodovias estaduais, consolidando o CREMA — Contrato de Recuperação e Manutenção — como eixo estruturante do programa Estrada Boa. O governador também abriu novas frentes de negociação para ampliar o escopo, com foco na mobilidade urbana da Grande Florianópolis, o início de estudos para projetos em Joinville e Blumenau.
O programa Estrada Boa já deve alcançar nesta próxima fase cerca de mil quilômetros de rodovias catarinenses. Os trechos foram escolhidos com base em critérios técnicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, incidência de eventos climáticos extremos, índices de acidentes e volume de tráfego. O objetivo é assegurar que os investimentos tenham o maior impacto social, econômico e logístico possível.
“A infraestrutura é uma das prioridades na gestão do governador Jorginho Mello e o programa Estrada Boa claramente demonstra a atenção que o governo tem em garantir justamente essas melhores condições possíveis para as rodovias de Santa Catarina. Com essa operação, o governador vai garantir a continuidade do investimento expressivo nesse programa e assegurar uma infraestrutura mais segura e econômica para o nosso transporte rodoviário”, afirmou o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.
Via Mar
O Governo de Santa Catarina já autorizou o início dos projetos para construção de uma rodovia paralela à BR-101, no Litoral. É o início da fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e traçados técnicos. O Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar será viabilizado por meio de parceria público privada. Serão 145 quilômetros de estrada, como alternativa à BR-101, que sofre com grandes congestionamentos em vários trechos.
A previsão é que a construção do Corredor Litorâneo Norte seja iniciada após a conclusão dos projetos e a liberação das licenças necessárias. Quando concluída, a nova rodovia será uma importante alternativa de tráfego, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade na região costeira do estado. A Via Mar é projetada para desafogar o trânsito da BR-101, uma das rodovias mais movimentadas do país, e oferecerá uma nova rota para o escoamento de produtos e circulação de pessoas.
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